quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Aécio Neves com o Choque de Gestão fez de Minas o segundo maior estado em exportação no país



Ações do Governo Aécio Neves mantêm Minas como o segundo maior exportador do Brasil



.O Projeto Estruturador Inserção Competitiva das Empresas Mineiras no Mercado Internacional criado pelo Governo Aécio Neves e executado no âmbito da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Superintendência de Comércio Exterior, apresentou, em 2009, avanços significativos. Minas Gerais manteve a posição de segundo maior exportador do país, alcançando a cifra de US$ 20 bilhões, ao longo do ano, embora alguns segmentos tradicionais como a mineração e a siderurgia tenham sido fortemente impactados pela crise internacional, ao mesmo tempo em que vem conseguindo, paulatinamente, diversificar a pauta de produtos exportados. As importações do Estado, no período, totalizaram US$ 7,5 bilhões.
Um dos instrumentos utilizados para a diversificação da pauta é o Mapa Estratégico do Comércio Exterior, elaborado pela primeira vez em parceria com o Banco Mundial (Bird) e diversos órgãos de governo, entidades de classe e empresas exportadoras. O mapa vai proporcionar a identificação de novos mercados e agregar produtos com maior conteúdo tecnológico em condições de competir em diversas partes do mundo.
O Mapa Estratégico tem como perspectivas atender aos anseios da sociedade e às necessidades das partes interessadas. As diretrizes para as próximas duas décadas consideram o histórico de comércio exterior em Minas e tendências futuras. Entre as premissas do trabalho estão projetar o Estado no contexto internacional e atrair investimentos, além da diversificação da pauta de produtos e serviços, da qualificação da mão de obra local e consolidação de uma cultura voltada para a exportação.
Dentro desse projeto estruturador foi concluída a elaboração do novo Plano Diretor para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves para atender à crescente demanda de passageiros e cargas, com horizonte de 30 anos de planejamento, de modo a configurá-lo como um dos principais aeroportos “hub” na nova economia mundial.
O plano diretor prevê a ampliação do terminal já existente e a implantação de um segundo, até o ano de 2014, a fim de atender à forte demanda prevista com a realização da Copa do Mundo. A expansão em sua primeira fase vai elevar a capacidade do aeroporto para o transporte de até 12 milhões de passageiros/ano, compreendendo sete milhões de passageiros no terminal 1, e cinco milhões de passageiros no terminal 2. O master plan contempla expansão até 2039, quando o aeroporto terá a capacidade final de transporte de 37 milhões de passageiros/ano, passando então a ser um dos melhores aeroportos do continente e estratégico e consolidado hub logístico.

Em conclusão o Plano Macroestrutural para o entorno do Aeroporto de Confins e para o corredor multimodal de alta tecnologia ao longo do novo rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), dentro do plano de governança ambiental, urbanística e socioeconômica, projetando-se a diversificação da economia de Minas com a geração da ordem de 400 mil novos empregos qualificados e a duplicação do PIB mineiro, num horizonte de 20 e 30 anos.



Paralelamente a essas intervenções, tem prosseguimento as obras de infraestrutura do Aeroporto Industrial, destinado a abrigar empresas industriais e de serviços de alta tecnologia, no conceito de indústrias não poluentes. As obras deverão estar concluídas em março próximo, quando serão licitados os lotes para a instalação das empresas em parceria com a Infraero.

O projeto estruturador prevê para breve o início de implantação do Centro de Capacitação Aeroespacial (CCA), em Lagoa Santa, e dos cursos especializados de nível técnico e superior nas escolas e faculdades credenciadas em Belo Horizonte, desenvolvendo um importante polo de Aviação Civil na região central do Estado. Nele será ministrado um curso de mecânico para aeronáutica com oferta de 270 bolsas integrais.



Fonte: http://minasempauta1.wordpress.com

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