segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Eleições 2014: Conheça melhor a trajetória política de Aécio Neves



Filho de Aécio Cunha e Inês Maria, Aécio Neves da Cunha nasceu no dia 10 de março de 1960 em Belo Horizonte (MG) em uma família que ganhou destaque na política nacional. Aécio é neto de Tancredo Neves, eleito indiretamente à Presidência da República em 1985 e que não chegou a assumir o cargo porque morreu na véspera da posse em decorrência de diverticulite.

Os primeiros passos na política começaram ao lado do avô em 1981, quando trabalhou na campanha para o governo de Minas Gerais. Dois anos depois, se tornou secretário particular de Tancredo Neves no governo do Estado.

Em 1984, formado em economia pela PUC-RJ, Aécio mergulhou na campanha das Diretas Já, que pedia voto direto para presidente, e ajudou na campanha presidencial do avô. Com a morte de Tancredo, em 1985, ele assumiu uma diretoria na Caixa Econômica Federal.

Um ano depois, Aécio ganhou sua primeira eleição para a Câmara dos Deputados, onde permaneceu até 2002, após quatro mandatos consecutivos. Nesse período, contribui com a emenda que instituiu o direito ao voto para jovens entre 16 e 18 anos na formulação da Constituição Brasileira. Em 2001, assumiu a presidência da Câmara.

Em 2002, foi eleito governador de Minas Gerais com 60% dos votos válidos no primeiro turno. No cargo, adotou um modelo de trabalho que chamou de “Choque de Gestão”. O plano era extinguir cargos de confiança e diminuir seu próprio salário para zerar as dívidas do Estado.

Em 2006, foi reeleito no primeiro turno com 77% dos votos válidos para outro mandato no governo de Minas Gerais. Em 2010, conseguiu eleger seu sucessor, Antonio Anastasia, para o governo do Estado. Ainda naquele ano, Aécio passou a se dedicar à candidatura ao Senado Federal.

No pleito, recebeu mais de 7,5 milhões de votos e se tornou o senador mais votado da história de Minas Gerais. Ao assumir o cargo, fez um discurso expondo os supostos 13 fracassos do governo do PT entre 2002 e 2010.

Durante seu mandato no Senado, o tucano levantou bandeiras como a transformação do programa Bolsa Família em uma política de Estado, refinanciamento da dívida dos Estados e municípios com a União e aumento da pena para adultos que corromperem menores, além de incluir a corrupção de menores no rol dos crimes hediondos.

Na legislatura, Aécio criticou, por várias vezes, as supostas irregularidades na Petrobras, que incluem a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e contribuiu para a instalação da CPI mista da estatal — com senadores e deputados.

Também fez parte do repertório de críticas de Aécio o modelo do programa Mais Médicos do governo federal, por causa do pagamento aos médicos cubanos, e à política de investimentos em infraestrutura.

Segundo o tucano, o Brasil se tornou "um grande cemitério de obras inacabadas" por causa da falta de habilidade do PT para atrair investimentos e melhorar a infraestrutura.

Em maio de 2013, Aécio foi eleito presidente nacional do PSDB com 97% dos votos. Em junho de 2014, convenção partidária do PSDB confirmou o nome de Aécio Neves para a disputa da Presidência da República. A coligação do tucano tem oito partidos políticos: PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PTdoB.

http://dropsmisto.blogspot.com
http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/conheca-a-trajetoria-de-aecio-neves-surpresa-na-reta-final-das-

Nenhum comentário:

Postar um comentário