sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aécio : " Não sou candidato, sou Presidente do PSDB"



Aécio: não sou candidato, sou presidente do PSDB

Publicado por Maurício Júnior, em 22.08.2013 às 12:25/ Folha de São Paulo

Senador defendeu a realização das prévias só em 2014 (Foto:Reprodução/Internet)

O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, reafirmou em entrevista coletiva sua posição favorável à realização de prévias no partido, porém, o pleito só deve acontecer no “momento certo” e quem decidirá a data será a executiva. O senador também justificou que sua movimentação desde que assumiu a presidência da legenda é “apenas para fortalecer o partido”. Veja trechos da entrevista:



Sobre prévias no PSDB

A minha posição em relação a prévias é a que sempre tive. Não tenho motivos para mudar de posição. Em 2009, propus ao partido as prévias, continuo achando que são um instrumento importante, basta que após o prazo de filiação, após outubro, haja no partido mais de um postulante e essa postulação seja submetida à Executiva do partido, como prevê o estatuto do partido.

Em que momento vai ser colocado?

Não depende de mim. A prévia para ocorrer basta que ocorra a postulação de mais de um candidato.

O candidato tem que ser apresentado até quando?

Não tem uma data prevista. Esse não é um assunto que tem demandado discussões internas no partido. Tivemos uma grande reunião, esse assunto não foi suscitado, mas é legítimo que quem esteja no partido possa pleitear.

Para o Sr. o ideal seria março?


Não conversei sobre isso. A minha posição pessoal é a mesma. Esse assunto não foi ainda discutido dentro do partido, tivemos uma reunião onde o assunto não foi proposto por nenhum dos diretórios, mas é legítimo que, em havendo outros postulantes, obviamente dentro do prazo legal de filiação, após outubro, e havendo essa solicitação à Executiva, que ela examine. Estou antecipando o meu voto porque não conversei com absolutamente ninguém sobre isso.

O Sr. fala depois de outubro, depois do prazo de filiação partidária, significa que candidaturas não serão discutidas antes do fim do prazo de filiação partidária?

Acho que candidaturas só podem ser discutidas lá na frente. Acho que o PSDB deve definir sua candidatura à Presidência da República no ano de 2014, no início de 2014. Foi o que sempre defendi e continuo defendendo.

Quem quiser mudar de partido não vai ter prévias antes?

Isso é você quem está dizendo.

Se fala, inclusive, no ex-governador Serra, que poderia sair. É uma forma de tentar segurá-lo no partido?

Tenho enorme respeito pelo companheiro Serra. Reitero isso sempre que posso. Ele é parte da história do PSDB. Todos nós gostaríamos que ele ficasse no partido, na mesma trincheira que nós estamos. Agora, a questão da mudança de partido é sempre uma decisão muito pessoal, que, obviamente, o PSDB saberá respeitar.

O Serra é um bom candidato a senador?

Serra sempre será um ótimo candidato a qualquer cargo.

O Sr. está disposto a disputar as prévias?

Não sou candidato. Sou presidente do PSDB. Da minha parte, não existe nenhuma postulação à candidatura presencial. Sou presidente do PSDB. 2014 é 2014. Sou presidente do partido, toda minha movimentação é movimentação responsável hoje, que pensa na construção dos palanques regionais, em garantir capilaridade para que tenhamos uma ampla bancada na Câmara Federal e nas assembleias legislativas, para que possamos enfrentar o governo que está aí.

Sobre as viagens

Vamos fazer, a cada dez dias, uma incursão em regiões do estado de São Paulo. Intercaladamente já definimos os grandes encontros regionais do PSDB. O primeiro dele vai ser dia 13 de setembro, reunindo toda região Sul do Brasil. Esse será o primeiro dos encontros regionais, depois teremos o encontro do Nordeste, será o próximo, em Maceió. Nos reuniremos no Nordeste já construindo uma agenda programática para a região. Em seguida faremos em Manaus o encontro da região Norte e depois, a cada 15 dias, até, se não me engano, final do mês de outubro, concluiremos com um encontro no Centro-Oeste, em Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário