sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aécio : " O plebiscito nasceu morto e o governo sabia disso "

Aécio dispara novas críticas


Brasília - O senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), declarou ontem, em Brasília, que o "plebiscito nasceu morto e o governo sabia disso". "Era uma forma de desviar a atenção da população das questões centrais", afirmou o tucano, que provavelmente será um dos adversários da presidente Dilma Rousseff na disputa eleitoral de 2014. "O governo, quando criou a Constituinte exclusiva, que durou 24 horas, sabia que ela era inviável. Quando apresentou uma proposta de plebiscito sobre temas tão complexos em um prazo tão curto, sabia que era inviável. É um engodo", acrescentou.

Aécio criticou o fato de o governo ter ouvido apenas aliados e ter deixado de lado aqueles que, segundo ele, representam metade da população brasileira, em referência aos políticos tucanos. Para o senador, falta diálogo com a oposição para que a proposta da reforma política possa ir adiante. "Lamentavelmente não é um pacto. É uma forma de mais uma vez transferir as responsabilidades que são dela, que são do seu governo, do seu partido, para o Congresso."

O tucano voltou a defender a realização de um referendo em vez do plebiscito sugerido pelo Executivo federal, afirmando que a prerrogativa de propor a consulta é do Legislativo: "Nós, congressistas, temos que votar o tema da reforma política. E nós, da oposição, defendemos que, votada a reforma política, possamos submetê-la a um referendo  com as eleições do ano que vem".

Aécio disse ainda que o PSDB apresentará um conjunto de ideias em reunião da executiva na terça-feira. "Vamos conversar com outras forças partidárias já na próxima semana e estamos dispostos a construir uma agenda no Parlamento para uma reforma política."
Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário